SP-0053 - WCM – Módulo I - Implantação dos Pilares Desdobramento de Custos (CD), Melhoria Contínua (FI) e Controle de Qualidade (CQ)

Descrição

O objetivo do pilar CD (Desdobramento de Custos) é direcionar o planejamento do WCM analogamente a uma bússola, orientando a clara visualização por intermédio do desdobramento de indicadores de processos chave (KPIs), de forma a proporcionar a ompreensão de quais perdas impactam a manufatura e o custo de transformação. O propósito do conteúdo desenvolvido nessa seção do Módulo é capacitar os participantes deste treinamento a entenderem os motivos pelos quais são desdobradas as perdas a partir de suas origens adotando práticas adequadas para enxergar estas perdas no processo produtivo. Estas práticas estabelecem bases para posterior abordagem metodológica e multiplicação de conhecimento para combate às perdas.

O objetivo do pilar FI (Melhoria Contínua) é de indicar metodologias adequadas para atacar as perdas, auxiliando em solução de problemas para os quais são consideradas metodologias avançadas. De mesma forma, o FI promove a continuidade e a perpetuação do PDCA no estabelecimento. O propósito do conteúdo desenvolvido nessa seção do módulo é capacitar os participantes deste treinamento a utilizarem adequadamente as ferramentas para solução de problemas a fim de reduzir e ou eliminar as maiores perdas do estabelecimento reveladas através do desdobramento de custos. Para isto, este módulo introduz uma abordagem direcionada para a Melhoria Focada, ou seja, o desenvolvimento dos Kaizens para problemas crônicos e complexos. Oportunamente, o paralelo entre a abordagem focada e sistêmica será analisado a fim de que o participante deste treinamentonempreenda uma visão transversal das ferramentas e metodologias a fim.

O pilar QC (Controle de Qualidade) visa eliminar as variações do processo produtivo oriundas de máquina, método, material e mão de obra, por meio do conhecimento e controle das condições de processo para zero defeito. O foco principal desse pilar é o controle preventivo do processo produtivo em vez do controle do produto.

Público Alvo

  • Lderes e pessoas que necessitam compreender e aplicar os pilares técnicos previstos acima, na metodologia WCM.
  • Líderes de projetos e formação de cultura WCM.

DIFERENCIAL DO TREINAMENTO

  • Metodologia de Ensino: Sistema de Treinamento Plexus TM;
  • A Interaction Plexus é a organização que desenvolveu o percurso formativo de líderes WCM em uma importante montadora de veículos nacional;
  • Instrutores com amplo domínio dos conceitos e cultura lean manufacturing e WCM;
  • A Interaction Plexus também atua no mercado de treinamentos customizados para empresas de grande e médio porte.

 

Conteúdo

1) Introdução Geral, com a apresentação de benefícios e dificuldades de apresentação.
 

2) Pilar CD (Desdobramento de Custos):

  • Custo de transformação (Perímetro), Custos: Real, Padrão, Alvo e Ideal
  • Matrizes CD e significado das perdas, OEE, Classificação ABC, Sistemas de coleta de dados
  • 33 tipos de perdas, Perdas causais e resultantes
  • Eficiência técnica, KPIs e KAIs
  • CD 5 anos, CD Logístico, CD Ambiental, Gestão da Saturação
  • Comunicação CD com as metodologias WCM
  • Os sete steps do Pilar CD e ferramentas correlacionadas


3) Pilar FI (Melhoria Contínua):

  • Restauração de padrão versus melhoria
  • Reconhecer diferentes tipos de perda: A, B e C
  • Definir as prioridades da perda a ser combatidas com Focused Improvement
  • Identificar a área de intervenção
  • Metodologias apropriadas restauração padrão
  • Níveis de Kaizen e suas metodologias,
  • Aplicabilidade de ferramentas básicas, intermediárias e avançadas
  • Aplicação de ferramentas analíticas e estatística
  • Correlação entre as metodologias dos demais pilares
  • Os sete steps do Pilar FI e ferramentas correlacionadas

4) Pilar QC (Controle de Qualidade):

  • Análise de perdas da Matriz C do pilar CD (Desdobramento de Custos), para construção da Matriz QA,
  • Kaizen QC visando focar na matriz QA: Major Kaizen, Advanced Kaizen e PPA,
  • Matriz QM e QX,
  • 5 perguntas para a condição de Zero defeito,
  • Relação QC com PM, AM, WO, PD, LSC; retroalimentação metodologias dos pilares através dos 4Ms,
  • Os 7 steps do pilar QC.
     

Carga Horária

Carga horária: 16 horas

O objetivo do pilar CD (Desdobramento de Custos) é direcionar o planejamento do WCM analogamente a uma bússola, orientando a clara visualização por intermédio do desdobramento de indicadores de processos chave (KPIs), de forma a proporcionar a ompreensão de quais perdas impactam a manufatura e o custo de transformação. O propósito do conteúdo desenvolvido nessa seção do Módulo é capacitar os participantes deste treinamento a entenderem os motivos pelos quais são desdobradas as perdas a partir de suas origens adotando práticas adequadas para enxergar estas perdas no processo produtivo. Estas práticas estabelecem bases para posterior abordagem metodológica e multiplicação de conhecimento para combate às perdas.

O objetivo do pilar FI (Melhoria Contínua) é de indicar metodologias adequadas para atacar as perdas, auxiliando em solução de problemas para os quais são consideradas metodologias avançadas. De mesma forma, o FI promove a continuidade e a perpetuação do PDCA no estabelecimento. O propósito do conteúdo desenvolvido nessa seção do módulo é capacitar os participantes deste treinamento a utilizarem adequadamente as ferramentas para solução de problemas a fim de reduzir e ou eliminar as maiores perdas do estabelecimento reveladas através do desdobramento de custos. Para isto, este módulo introduz uma abordagem direcionada para a Melhoria Focada, ou seja, o desenvolvimento dos Kaizens para problemas crônicos e complexos. Oportunamente, o paralelo entre a abordagem focada e sistêmica será analisado a fim de que o participante deste treinamentonempreenda uma visão transversal das ferramentas e metodologias a fim.

O pilar QC (Controle de Qualidade) visa eliminar as variações do processo produtivo oriundas de máquina, método, material e mão de obra, por meio do conhecimento e controle das condições de processo para zero defeito. O foco principal desse pilar é o controle preventivo do processo produtivo em vez do controle do produto.

  • Lderes e pessoas que necessitam compreender e aplicar os pilares técnicos previstos acima, na metodologia WCM.
  • Líderes de projetos e formação de cultura WCM.

DIFERENCIAL DO TREINAMENTO

  • Metodologia de Ensino: Sistema de Treinamento Plexus TM;
  • A Interaction Plexus é a organização que desenvolveu o percurso formativo de líderes WCM em uma importante montadora de veículos nacional;
  • Instrutores com amplo domínio dos conceitos e cultura lean manufacturing e WCM;
  • A Interaction Plexus também atua no mercado de treinamentos customizados para empresas de grande e médio porte.

 

1) Introdução Geral, com a apresentação de benefícios e dificuldades de apresentação.
 

2) Pilar CD (Desdobramento de Custos):

  • Custo de transformação (Perímetro), Custos: Real, Padrão, Alvo e Ideal
  • Matrizes CD e significado das perdas, OEE, Classificação ABC, Sistemas de coleta de dados
  • 33 tipos de perdas, Perdas causais e resultantes
  • Eficiência técnica, KPIs e KAIs
  • CD 5 anos, CD Logístico, CD Ambiental, Gestão da Saturação
  • Comunicação CD com as metodologias WCM
  • Os sete steps do Pilar CD e ferramentas correlacionadas


3) Pilar FI (Melhoria Contínua):

  • Restauração de padrão versus melhoria
  • Reconhecer diferentes tipos de perda: A, B e C
  • Definir as prioridades da perda a ser combatidas com Focused Improvement
  • Identificar a área de intervenção
  • Metodologias apropriadas restauração padrão
  • Níveis de Kaizen e suas metodologias,
  • Aplicabilidade de ferramentas básicas, intermediárias e avançadas
  • Aplicação de ferramentas analíticas e estatística
  • Correlação entre as metodologias dos demais pilares
  • Os sete steps do Pilar FI e ferramentas correlacionadas

4) Pilar QC (Controle de Qualidade):

  • Análise de perdas da Matriz C do pilar CD (Desdobramento de Custos), para construção da Matriz QA,
  • Kaizen QC visando focar na matriz QA: Major Kaizen, Advanced Kaizen e PPA,
  • Matriz QM e QX,
  • 5 perguntas para a condição de Zero defeito,
  • Relação QC com PM, AM, WO, PD, LSC; retroalimentação metodologias dos pilares através dos 4Ms,
  • Os 7 steps do pilar QC.
     

Importante:

Importante:

Carga horária: 16 horas

COACHING OPCIONAL


Baseado nas melhores práticas das empresas que implementaram o WCM, visando a adequação da implantação dos pilares técnicos através de diagnóstico (Gap Analysis).
 


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Inscrição no treinamento:

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