Descrição
Processo Sancionado Electrolux
Entender e ser capaz de aplicar a Metodologia de Solução de Problemas da Electrolux dentro da organização, de forma eficaz.
Conhecer e utilizar o portal website de comunicação Electrolux (GSQA) para realizar este processo.
Certificar os participantes que forem aprovados no Processo de Certificação - 8D Electrolux através das seguintes etapas:
1. Identificar o problema a ser tratado para aplicar o 8D, com o EQF da Electrolux;
2. Treinamento na Metodologia 8D de Solução de Problemas Electrolux, exame inicial escrito e realimentação ao participante das áreas de melhoria;
3. Aplicar o 8D no problema escolhido com o EQF, e;
4. Apresentar o 8D resolvido para avaliação e certificação.
Conforme definido com a Electrolux, este Processo de Certificação – 8D, substitui o treinamento “Solução de Problemas 8D Electrolux”.
Público Alvo
Profissionais da área de Qualidade que participam de equipes multifuncionais que são responsáveis pelos processos de resolução de problemas relacionados a componentes para a Electrolux.

Descrição das Etapas do Processo
Etapa 1: Identificar o Problema para aplicar o 8D
Cada organização fornecedora deve, em acordo com seu respectivo EQF Electrolux, escolher um problema para ser aplicado neste Processo de Certificação.
Etapa 2: Treinamento e Exame Inicial
Conteúdo do Treinamento
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A importância de se Solucionar Problemas;
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RNC e CAR: início de um processo de solução de problemas, informações e prazos, e utilização do portal GSQA da Electrolux para este processo;
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Processo de Escalação;
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Definição de Ação Corretiva;
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8D e suas fases:
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Descrição do Problema,
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Criação da Equipe;
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Ações de Contenção e Boas Práticas;
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Causa Raiz (Brainstorming, Ishikawa e 5 Por Quês);
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Ações Corretivas e Ações Permanentes;
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Verificação;
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Extensão da Ação;
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Reconhecimento do Grupo
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Evidências das alterações da Documentação após a Solução do Problema;
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Critérios de encerramento do 8D.
Etapa 3: Aplicar 8D no problema escolhido junto ao EQF
Cada empresa deverá aplicar a metodologia 8D no problema escolhido com seu EFQ na etapa 1, e enviar via e-mail, um arquivo ppt, com a apresentação da solução do problema ao instrutor, para avaliação.
Isto deverá ocorrer em até 20 dias após a aprovação no exame escrito.
Etapa 4: Apresentar 8D resolvido
Cada empresa deverá apresentar o problema resolvido, já enviado na etapa 3, em uma seção de 1 hora de coaching agendada na Interaction Plexus, com o objetivo de permitir ao instrutor uma avaliação da correta utilização das ferramentas aplicadas à análise do problema e fazer as realimentações necessárias.
Esta apresentação deverá ocorrer nas datas disponíveis para este evento agendadas pela Interaction Plexus e preferencialmente em até 15 dias após o envio do arquivo da etapa 3.
Caso não aprovado terá o direito de um retake desta seção.
Conteúdo
A importância de se Solucionar Problemas;
RNC e CAR: início de um processo de solução de problemas, informações e prazos, e
utilização do portal GSQA da Electrolux para este processo
Processo de Escalação;
Definição de Ação Corretiva;
8D e suas fases: Descrição do Problema;
Criação da Equipe;
Ações de Contenção e Boas Práticas;
Causa Raiz (Brainstorming, Ishikawa e 5 Por Quês);
Ações Corretivas e Ações Permanentes;
Verificação;
Extensão da Ação;
Reconhecimento do Grupo.
Evidências das alterações da Documentação após a Solução do Problema,
Critérios de encerramento do 8D.
Exame escrito: 02 horas – Está incluso 1 retake do exame para os reprovados.
Critério para aprovação: 70% de aproveitamento em cada uma das seguintes partes:
Descrição do Problema, Contenção, Análise da Causa Raiz, Ação Corretiva, Verificação eExtensão das Ações.
Importante
Critério para aprovação: 70% de aproveitamento em cada uma das seguintes partes:
Descrição do Problema, Contenção, Análise da Causa Raiz, Ação Corretiva, Verificação e Extensão das Ações.
No caso de não aprovação, o participante tem o direito de realizar um exame de retake nas partes onde não obteve os 70% de aproveitamento.
Caso seja reprovado no retake, o participante deverá refazer o treinamento, havendo interesse.
Realimentação do Exame para o participante pela Interaction Plexus
O instrutor enviará o Resultado do Exame com indicação das áreas de melhoria, por e-mail, para cada participante incluindo recomendações para estudo.
Observação: Para o aluno prosseguir para as etapas seguintes (3 e 4) ele deve ter sido aprovado no exame escrito.
As etapas 3 e 4 são realizadas por empresa com a equipe de pessoas que foram aprovadas na etapa anterior.
Emissão do certificado
Os participantes que realizaram todo o processo e foram aprovados nas etapas de avaliação (exame e coaching) receberão um certificado de:“
Participação com Sucesso no Processo de Certificação – 8D Electrolux”.
Os participantes que realizaram todo o processo e foram reprovados nas etapas de avaliação incluindo o retake (exame e coaching) receberão um certificado de:
“Participação no Treinamento Solução de Problemas Electrolux”.
Carga Horária
Carga horária:
16 horas